Danilo Jovem e Tu, you-you em entrevista para a Revista eletrônica sobre o universo da música pop e suas vertentes.
HomeBio
Bio
Danilo Jovem
Jovem é um alquimista virtuose, capaz de combinar melodias e timbres irretocáveis.
Um “Orfeu elétrico” pelas harmonias de suas invenções, Danilo Guimarães, natural de Belo Horizonte, conhecido pelo codinome de Jovem, acumula mais de 20 anos de uma carreira artística como músico, compositor, cantor, instrumentista e produtor.
Jovem é um nome conhecido na cena independente, sendo o baixista e um dos criadores da banda Falcatrua. Também baixista e um dos criadores da Powertrip, banda que chegou à semifinal do programa Superstar da Rede Globo.
Além de baixista, o multi artista Jovem desenvolve a produção solo desde 2016, sendo um criador sonoro de invenção através de uma linguagem experimental que se dissolve frente ao universo pop da MPB.
Jovem tem trabalhos em parceria com alguns dos principais produtores do Brasil, como, Chico Neves, Marcelo Sussekind, John Ulhoa, Nelson Motta, etc. Em seu projeto solo, Jovem é o compositor autoral de todas as músicas, e assume praticamente todos os instrumentos, incluindo baixo, synths, teclados, violões e guitarras.
A música de Jovem tem influências do synthpop inspirada pela atmosfera de Minas Gerais em diálogo com as estruturas progressivas e elementos psicodélicos.
Jovem lançou quatro álbuns solos: “Jovem” (2016), “Errei outra vez” (2018), “Sem filtro” (2021), “Tu, you-you” (2024), sendo este um encontro inédito com o poeta e performer Djami Sezostre.















Se liga
Tu, you-you. Um Encontro de Labirintos
Toda busca por uma linguagem própria se dá em um labirinto. Jovem encontrou a sua na não-linguagem da poesia biosonora de Djami Sezostre. A partir de uma simbiose de texturas sonoras e paisagens poéticas, “Tu You You” nasce como o trabalho mais Jovem do Jovem.
Show de lançamento Tu, you-you
Os synths eletrônicos espaciais atuam como buracos negros imperdoáveis. Os violões de aço dançam em harmonias construídas em labirintos e a poesia musicada, com expressões ácidas e mordazes, confere o tom satírico de um disco sem meias palavras.
Videoclipe – Tu, you-you
Em “Tu, You-You” Jovem encontrou um lugar imaginado na poesia de Djami com seus tempos quebrados, sua métrica improvável, sua existência quase impossível.
Mister Octopus Filarmonicusxy
A ideia é incentivar a sociedade a refletir sobre todos os impactos devastadores das mineradoras, como a poluição dos recursos hídricos e do solo, além da perda de biodiversidade tanto em relação à fauna quanto à flora, só restando o Pó de Povo.
Esperando Godot
Um clipe, uma cidade, muitos caminhos. Esperando Godot é uma experiência imersiva e interativa pela cidade de Belo Horizonte.